Conservatório de Socorro: 5 anos de dedicação a formação musical e artística

Instrumento de transformação cultural e social, o projeto já atendeu mais de 1,4 mil pessoas

Fundado em 8 de julho de 2010, O Conservatório Municipal de Socorro Maestro Luiz Gonzaga Franco comemora neste mês 5 anos de serviços prestados à sociedade. Sonho de 4 jovens amigos fascinados pela música e arte, o projeto surgiu para preencher uma lacuna cultural existente em Socorro.

Em 2009, os irmãos Gabriel e Fernando Perre, mais os amigos Ângelo Bonetti e Leandro Lima
concluíram os estudos em Música no Conservatório de Tatuí. Observando o cenário cultural da cidade de Socorro, perceberam a necessidade da existência de um espaço público destinado à formação musical de qualidade. Decidiram então retornar para a casa, se vincularam ao Instituto Cultura & Arte – ICA e finalizaram a elaboração do projeto de criação do “Conservatório Musical”.

Neste mesmo ano, surgiu a oportunidade de transformar efetivamente o que era sonho em realidade: depois de concorrer com mais de 1,3 mil projetos, através do Programa Cultura Viva o Conservatório Musical foi escolhido como um dos 301 Pontos de Cultura do Estado e firmou convênio com os governos Federal e Estadual até o final de 2012. Em seguida, recebeu apoio também da Prefeitura Municipal.

Segundo Gabriel Perre, presidente do ICA, todos os parceiros foram de fundamental importância para que o projeto começasse a fazer história, afinal foram eles que deram suporte para a estruturação da associação e a contratação de professores qualificados.

Conquistas

Com o passar dos anos, o Conservatório foi se consolidando e conquistando cada vez mais credibilidade. Em 2012, surgiu uma nova oportunidade: a municipalização. Desde então, ele passou a ser administrado pelo ICA e a ser oficialmente chamado de Conservatório Municipal de Socorro Mae

stro Luiz Gonzaga Franco, uma homenagem a um dos artistas mais importantes da cidade.

São diversos os exemplos de que a visibilidade do projeto é crescente e caminha para se tornar uma forte referência. Um deles foi o alcance da meta de alunos matriculados em 2013, somando cerca de 240 inscritos. Também a aprovação de alunos em renomadas Escolas de Música do País, como o Conservatório Dramático Musical de Tatuí e a Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP Tom Jobim).
“Temos diversos e promissores talentos aqui dentro e, felizmente, já conseguimos encaminhar alguns deles para o mercado de trabalho. Entretanto, n

osso maior sonho é oferecer todas as condições para que nossos alunos não precisem mais sair da cidade para concluírem seus estudos. Daí nossa intenção de diversificar e crescer, inserir novas modalidades artísticas, como a Dança e o Teatro por exemplo. Não mediremos esforços para que este futuro esteja bem próximo”, conta Gabriel Perre.

2015

Hoje, o Conservatório de Socorro atende 254 alunos, conta com oito professores qualificados (Gabriel Perre, Fernando Perre, Jonas Caciano, Klesley Brandão, Edu Guimarães, João Casimiro, Júlio Rovigatti e Cláudio Gatto) e oferece 15 modalidades diferentes de cursos (Acordeom; Bateria; Canto Coral; Contrabaixo Elétrico; Clarinete; Flauta Transversal; Matérias Teóricas; Musicalização Infantil; Piano; Saxofone; Trombone; Trompete; Violão; Violino; Violoncelo). Além disso, tem quatro grupos musicais: Big Band; Canto Coral; Prática em Conjunto e Camerata de Violões.
Ao longo do ano, alunos e professores realizam apresentações, concertos didáticos, ensaios abertos e participam também de eventos e festivais promovidos na cidade de Socorro e região. Todas as apresentações são gratuitas.
Para Beatriz Minozzi, secretária executiva do ICA, é extremamente gratificante trabalhar em um projeto capaz de promover tantas transformações e gerar tantos benefícios para a sociedade como um todo.
“É muito satisfatório estar diretamente envolvida com o Conservatório. A música tem a capacidade de resgatar crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e, o mais importante, proporciona uma atividade prazerosa e que, futuramente, pode se tornar uma profissão”, destaca Beatriz.
Ao todo, 1.400 pessoas, já passaram pela associação.

Como Estudar

A seleção de novos alunos ocorre sempre no início de cada semestre, de acordo com a demanda dos cursos. Portanto, é preciso ficar atento à abertura do processo seletivo. Podem se inscrever todos os interessados, com ou sem conhecimento musical, de acordo com a idade mínima exigida em cada modalidade (todas as informações estão disponíveis no edital, publicado no site www.conservatoriodesocorro.com.br).
As inscrições estão abertas e devem ser feitas até o próximo dia 22/07 (quarta-feira). Para isso, basta ir pessoalmente até a secretaria do Conservatório, localizada na Rua XV de Novembro, nº 222- Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h. O valor da taxa de inscrição é de R$ 15,00. Terceiros podem fazer a inscrição para outros candidatos à vaga desde que estejam com os documentos solicitados (lista completa disponível no edital) e efetuem o pagamento.
Dúvidas e informações podem ser esclarecidas pelo telefone (19) 3855-2880.

Novidade

Para comemorar em grande estilo o aniversário de 5 anos, nada melhor que muita música e arte. Por isso, em setembro/2015 acontece o Primeiro Festival Cultural do Instituto Cultura & Arte. Entre as atrações, estarão diversas apresentações musicais no Teatro do Centro Cultural e na Praça da Matriz, além de oficinas de música. Todas as atividades serão gratuitas e contarão com o apoio da Secretaria de Cultura e do Conselho Municipal de Cultura – COMUC. Aguardem!

Flávia Gatti