Big Band Estância Brasileira se apresentou na UNICAMP

No dia 01 de maio de 2019, a Big Band Estância Brasileira, do Conservatório Municipal de Socorro, marcou presença no IX Encontro da Associação Brasileira de Etnomusicologia / XII Encontro de Educação Musical da Unicamp, realizado em 2019 na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A participação do referido grupo musical nesse evento acadêmico ocorreu por conta do caráter pedagógico intrínseco ao grupo, o qual pode ser entendido como um espaço de trocas e aprendizagens musicais. Esse fato levou o regente/arranjador Klesley Brandão (Pedhi Pano) a compor a mesa redonda intitulada Lideranças Locais de Práticas Musicais, na qual fora debatido tópicos relacionados à possíveis dinâmicas de aprendizagens a partir dos processos de ensaios.

O repertório executado foi composto exclusivamente de música brasileira, com arranjos elaborados pelo professor Klesley.

O grupo agradece a Prefeitura Municipal de Socorro, em nome do Prefeito André Bozola, e a Secretaria de Cultura, em nome no Secretário Tiago de Faria, pelo apoio que possibilitou a participação da Big Band nesse evento tão importante.

Sobre a Big Band

A Big Band Estância Brasileira, do Conservatório Municipal de Socorro, teve início no segundo semestre de 2011. O grupo tem como finalidade a prática de música instrumental, valorizando o processo de aprendizado por meio do repertório de música popular brasileira e da integração entre alunos e professores.

A Big Band tem o repertório composto por arranjos bem elaborados, feitos com muito carinho pelo próprio regente, o que permite explorar questões pertinentes como afinação, fraseado, articulação, improviso e pratica rítmica.

Como formação, a Big Band conta com naipes de: trompetes, trombones e saxofones. Também faz parte a “cozinha”, termo usado para denominar o naipe que executa a base harmônica do grupo, sendo formada por: piano, guitarra, contrabaixo elétrico, acordeom e ainda a base rítmica, composta pela bateria e percussão.