Recital de Piano e Apresentação dos Professores encerram o ano do Conservatório Municipal de Socorro

Durante os meses de novembro e dezembro o Conservatório de Socorro teve uma agenda repleta de apresentações de seus alunos e professores

Com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, do Instituto Cultura & Arte (ICA) e do Conselho Municipal de Cultura (COMUC), o Conservatório Municipal de Socorro Maestro Luiz Gonzaga Franco participou do Luzes de Natal com diversas apresentações dos alunos e professores, dando um toque especial a noite dos socorrenses e turistas que compareceram a Praça da Matriz, Auditório da Prefeitura e Teatro do Centro Cultural.

No dia 28 de novembro, as crianças da musicalização infantil, o coral jovem e o coral adulto fizeram parte da Cantata de Natal de mil vozes no Ascender das Luzes de Natal. O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, fez nevar na Praça da Matriz e contou com uma grande produção de som e iluminação.

Participando da Virada Inclusiva, os alunos da Camerata de Violões tocaram no dia 02 de dezembro na Praça da Matriz. Em seguida, no dia 07, foi realizada a 8° Apresentação Geral dos Alunos do Conservatório no Auditório da Prefeitura. Essa apresentação contou com os grupos de Camerata de Violões Jovem e Adulta e Duo de violão e saxofone do professor Gabriel Perre, Piano, Musicalização Infantil, Coral Jovem e Adulto da professora Sandra Lima, Grupo de Sopros do Professor Jonas Caciano, Grupo de Cordas do professor Claudio Gatto e Prática em Conjunto do professor Fernando Perre.

No dia 14 de dezembro, na Praça da Matriz, foi a vez da Big Band animar a noite dos socorrenses. Formada por instrumentos de sopros (saxofones, trompetes e trombones) e pela base harmônica (piano, guitarra, contrabaixo e bateria), a Big Band apresentou um repertório de Música Popular Brasileira com arranjos voltados para o jazz, feitos pelo regente Klesley Brandão, conquistando o público presente.

As Cameratas de Violões jovem e adulta do professor Gabriel Perre, apresentaram todo o seu repertório no dia 15 de dezembro no Centro Cultural. Os alunos tiveram a oportunidade também de apresentar peças solos e o recital contou com a participação especial de dois ex-alunos do Conservatório de Socorro que estudam hoje no Conservatório de Tatuí.

Na quarta-feira, dia 17 de dezembro, logo depois da Parada de Natal, o Coral do Conservatório se apresentou na Praça da Matriz. Em seguida, no dia 18, foi realizado o Recital de Piano dos professores Júlio Rovigatti e Sandra Lima com os alunos do Conservatório no Teatro do Centro Cultural. Junto com esse evento, foi realizada a posse da nova Diretoria do Conselho Municipal de Cultura (COMUC).

Para encerrar a participação do Conservatório de Socorro no Luzes de Natal, Fernando Perre (contrabaixo), Gabriel Perre (violão e guitarra), Klesley Brandão (trompete), João Casimiro (bateria) e Júlio Rovigatti (piano) todos professores do Conservatório, prepararam uma apresentação especial  com um repertório de Música Popular Brasileira, Choro e Samba, abrilhantando a noite de quem passava pela Praça da Matriz e contaram com a participação especial da cantora Nina Neder.

De acordo com Gabriel Perre, Presidente do Projeto, os resultados alcançados em 2014 foram muito satisfatórios para o Conservatório, pois a principal missão do projeto foi alcançada: formar músicos e tornar a cultura musical acessível à Socorro. Com 240 alunos atendidos e com uma grande lista de espera, a direção do projeto visa a ampliação de cursos e comemora uma grande conquista em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura: a implantação do Curso de Acordeom em 2015. Esse será o primeiro passo para a formação do núcleo de Cultura Regional do Conservatório de Socorro.

O Instituto Cultura & Arte – ICA – agradece todos que colaboraram nesse ano com o projeto Conservatório Municipal de Socorro, principalmente a Prefeitura Municipal, o Sr. Prefeito André Bozola, a Secretaria Municipal de Cultura,  Sr. Secretário de Cultura Tiago Faria, Sr. Chefe da Coordenadoria da Cultura Fernando Murilo Silva, professores e alunos do projeto e aos colaboradores que acreditam no potencial do Conservatório: Hotel Fazenda Campo dos Sonhos, Fazenda Santana, OI – Oficina de Idiomas, Papelaria Peretto, Regional Cartuchos, Jornal O Município e Mogiana.

O ICA agradece também a presença de todos nas apresentações e, principalmente, o empenho dos professores, funcionários e alunos para organizar e concretizar esses eventos.

Desejamos a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!