Recitais Virtuais marcam o encerramento de 2020 do Conservatório Municipal de Socorro

O ano de 2020 foi atípico. Muitas mudanças na vida de todos e para o Conservatório Municipal de Socorro Maestro Luiz Gonzaga Franco não foi diferente.

Administrado pelo Instituto Cultura & Arte – ICA, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e com o apoio do Conselho Municipal de Políticas Culturais, o Conservatório enfrentou algumas dificuldades em 2020, mas superou todas elas e colheu bons furtos pelo trabalho realizado.

No aniversário de 10 anos do projeto, a Prefeitura de Socorro presenteou o Conservatório com uma sede nova. Adequada para atender todos os cursos de música e ensaios de grupos, essa sede vai ajudar muito no desenvolvimento do projeto e podemos prospectar ampliações para os próximos anos.

Segundo Tiago de Faria, ex-Secretário de Cultura e vereador eleito, “foi muito importante e gratificante trabalhar junto com o Conservatório e ver o grande desenvolvimento que o projeto teve nos últimos 8 anos. Serei o representante de Cultura na Câmara de Vereadores e continuarei lutando por mais conquistas para o projeto”.

Além do prédio novo, o prêmio recebido pelo Governo do Estado “Pontos de Cultura” foi aplicado esse ano no Conservatório, melhorando a estrutura dos equipamentos do projeto.

Durante a pandemia, as aulas aconteceram remotamente. Em setembro conseguimos retornar com algumas aulas individuais presenciais, seguindo todos os protocolos de prevenção ao Covid-19.

Normalmente, o Conservatório proporcionava a população recitais de encerramento de semestre dos alunos. Essas atividades aconteciam no teatro do Centro Cultural, Biblioteca e Praça da Matriz. Esse ano foi preciso adaptar o formato dos recitais, realizando todos online.

Percebemos que a cultura ajudou todos a seguir em frente nesse momento de pandemia, tornando as coisas mais leves. A realização dos recitais virtuais trouxe esse propósito, de levar cultura para dentro da casa das pessoas e um pouco de esperança.

Foi uma experiência nova, mas muito gratificante. Só no final do ano aconteceram 8 recitais virtuais, sendo eles de violão, cordas, contrabaixo, sopros, bateria, sanfona e dois de piano. Apesar dos alunos e dos professores sentirem falta do público presencialmente, da troca de energia que existe em uma apresentação, foi muito interessante esse novo formato.

As barreiras que a internet quebra são incríveis. Os recitais chegaram mais longe, pessoas que nunca vieram pra Socorro puderam conhecer nosso trabalho e o público atingido foi muito maior do que o esperado.

De acordo com Luka Fagundes, presidente do ICA “Os professores se reinventaram para dar continuidade aos cursos no formato online, atendendo todos os alunos da melhor maneira possível e mostrando o desenvolvimento do trabalho nos recitais virtuais. Isso é importante para os alunos e para suas famílias. 2020 foi um ano de grandes desafios e nós conseguimos superá-los e concluir o ano com grande maestria.”

O Instituto Cultura & Arte – ICA – administrador do Conservatório Municipal de Socorro, está muito contente com os resultados alcançados pelo projeto e agradece todos os colaboradores, principalmente a Secretaria de Cultura e a Prefeitura Municipal, em nome do Sr. Prefeito André Bozola, à equipe de trabalho (Gabriel Perre, Fernando Perre, Igor Montini, Jonas Caciano, Klesley Brandão, Caio Riberti, Júlio Rovigatti, Graciela Ferragutti, Felipe Mello, Edu Guimarães, Cláudio Gatto, Tiago Galdino, Alana Oliveira e Bia Minozzi), aos alunos do projeto e aos patrocinadores: Hotéis Fazenda Rede dos Sonhos, Canal Z – Comunicação Integrada, VM CDs, Real Tintas, Regional Cartuchos, Jornal O Município e Toca do Gatão.

Desejamos a todos um Feliz e Próspero Ano Novo!