Conservatório Municipal de Socorro faz retrospectiva de 2023

O ano de 2023 foi de muito desenvolvimento e evolução para a Cultura de Socorro e para o projeto Conservatório Municipal de Socorro Maestro Luiz Gonzaga Franco não foi diferente. Administrado pelo Instituto Cultura & Arte – ICA, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e com o apoio do Conselho Municipal de Políticas Culturais, o projeto atingiu resultados muito positivos nesse ano que passou.

O Conservatório atendeu mais de 550 alunos em 18 cursos e 9 grupos, sendo eles: musicalização infantil, canto coral, acordeon, bateria, contrabaixo elétrico, cordas (violoncelo, viola clássica e violino), piano, sopros madeiras (clarinete, flauta transversal e saxofone), sopros metais (eufônio, trombone, trompa e trompete), violão e teoria e os grupos de choro, samba e forró, práticas em conjunto, grupo de percussão, big band, camerata de violões, orquestra, aulas em grupo de cordas (realizadas na zona rural) e Fanfarra Municipal.

Foram realizadas 38 apresentações dos alunos e professores do Conservatório durante todo o ano, entre recitais do próprio projeto e participações em outros eventos públicos, como no Museu Municipal, Feira Noturna, Feira do Artesanato, entre outros.

Também foi realizado o Festival “IX Encontro de Música & Artes do Conservatório de Socorro – EMACS 2023”, com 10 dias de duração e uma vasta programação de apresentações de música e teatro, realização de workshops e, nas artes plásticas, com a Mostra Internacional Totem das Cores. Com essas atividades culturais o projeto atingiu uma média de público em 2023 de 5 mil pessoas.

O Conservatório está em constante transformação e evolução para oferecer o melhor para a população de Socorro e, com o objetivo constante de tornar a cultura mais democrática e acessível a todos, além dos recitais do Conservatório acontecerem presencialmente e com entrada gratuita, também foi feita a transmissão ao vivo de todas as apresentações e publicadas na página do Facebook do projeto. Se você ainda não viu, pode conferir na página @conservatoriodesocorro.

Com todas essas atividades acontecendo é possível ver uma verdadeira borbulha na cena musical e cultural da cidade. Os alunos do Conservatório estão se profissionalizando e entrando para o mercado de trabalho da música. Além disso, o público nos eventos do Conservatório está aumentando a cada ano.

Segundo Luka Fagundes, presidente do Instituto Cultura & Arte – ICA, “é muito bom ver o Conservatório encerrando mais um ano com chave de ouro. Nesses últimos dias, pudemos assistir apresentações dos alunos e dos professores com um repertório de alto nível. Fico muito grata em ver a democratização e a descentralização da cultura acontecendo através do Conservatório. Temos alunos de todas as idades e aulas acontecendo na sede principal, no centro, e em 6 bairros da zona rural da cidade.”

O Instituto Cultura & Arte – ICA – administrador do Conservatório Municipal de Socorro, está muito contente com os resultados alcançados pelo projeto e agradece todos os colaboradores, principalmente o Conselho Municipal de Políticas Culturais – COMUPC, a Secretaria de Cultura, a Prefeitura Municipal, em nome do Sr. Prefeito Ricardo Lopes e do vice-prefeito Henrique César, à equipe de trabalho (Gabriel Perre, Fernando Perre, Igor Montini, Jenifer Lima, Maicon Moraes, Jonas Caciano, Luís Pimentel, André Moura, Felipe Mello, Edu Guimarães, Cláudio Gatto, Tiago Galdino, Orlando Perre, Márcio de Oliveira, Padé Faraco, Felipe Faria, Mona Roiffe, Paulo Pereira e Bia Minozzi), aos alunos do projeto e aos patrocinadores: Hotéis Fazenda Rede dos Sonhos, Canal Z – Comunicação Integrada, VM CDs, Jornal O Município, Toca do Gatão, Vitrine Cosméticos e Regional Cartuchos.

Desejamos a todos um Feliz e Próspero Ano Novo!