Conservatório Municipal de Socorro apresenta retrospectiva de 2022

O ano de 2022 foi promissor para o Conservatório Municipal de Socorro “Maestro Luiz Gonzaga Franco”. Depois de 2 anos enfrentando as dificuldades da pandemia, com o avanço da vacinação e respeitando os protocolos de prevenção ao Covid-19 foi possível retornar 100% das atividades do Conservatório presencialmente.

No início do ano já tivemos ótimas novidades: a implantação da Fanfarra Municipal, possibilitando a retomada desta importante manifestação cultural que já foi muito tradicional no nosso município, e a descentralização das aulas do Conservatório, levando para 6 bairros da zona rural aulas de violão e viola caipira (Lavras, Visconde, Moquém, Moraes, Agudo e Oratório).

Além disso, o Conservatório continuou com os cursos já tradicionais na sede principal, sendo eles: acordeon, bateria, contrabaixo elétrico, cordas (violoncelo, violino e viola clássica), piano (popular e erudito), sopros madeiras (clarinete, flauta transversal e saxofone), sopros metais (trompete e trombone), musicalização infantil, canto coral, práticas em conjunto, orquestra, big band, grupo de choro, grupos de samba e forró, teoria, guitarra e violão.

A ampliação de novos cursos e manutenção dos já existentes possibilitou que em 2022 o Conservatório atendesse 425 alunos, sendo um grande avanço para o projeto.

Além das atividades cotidianas, foram realizados 20 recitais de alunos, 12 apresentações em eventos municipais e o Festival “VIII Encontro de Música & Artes do Conservatório de Socorro”. Com essas apresentações culturais o projeto atingiu uma média de público em 2022 de 4 mil pessoas.

Com o objetivo constante de tornar a cultura em Socorro mais democrática e acessível a todos, além dos recitais do Conservatório acontecerem presencialmente e com entrada gratuita, também foi feita a transmissão ao vivo de todas as apresentações e publicadas em sua página do Facebook. Se você ainda não viu, pode conferir na página @conservatoriodesocorro.

O Conservatório está em constante transformação e evolução para oferecer o melhor para a população de Socorro. “Estamos fechando 2022 muito satisfeitos com os resultados alcançados. Poder ver de perto a evolução dos alunos é muito gratificante pra mim. Nada disso seria possível sem o empenho dos alunos, com o incentivo de seus familiares, e a dedicação dos professores, da equipe do Conservatório e da diretoria do ICA.”, enfatiza Luka Fagundes, presidente do ICA.

O Instituto Cultura & Arte – ICA – administrador do Conservatório Municipal de Socorro, está muito contente com os resultados alcançados pelo projeto e agradece todos os colaboradores, principalmente o Conselho Municipal de Políticas Culturais – COMUPC, em nome do presidente Adriano Correa, a Secretaria de Cultura, em nome do Secretário Fernando MS, a Prefeitura Municipal, em nome do Sr. Prefeito Ricardo Lopes e do vice-prefeito Henrique César, à equipe de trabalho (Gabriel Perre, Fernando Perre, Igor Montini, Jenifer Lima, Maicon Moraes, Jonas Caciano, Klesley Brandão, Cecília Colaço, Felipe Mello, Edu Guimarães, Cláudio Gatto, Tiago Galdino, Márcio de Oliveira, Padé Faraco, Felipe Faria, Camilly Miranda e Bia Minozzi), aos alunos do projeto e aos patrocinadores: Hotéis Fazenda Rede dos Sonhos, Canal Z – Comunicação Integrada, VM CDs, Jornal O Município, Toca do Gatão, Vitrine Cosméticos e Regional Cartuchos.

Desejamos a todos um Feliz e Próspero Ano Novo!