Conservatório Municipal Comemora Resultados Alcançados Em 2018

O Conservatório Municipal de Socorro Maestro Luiz Gonzaga Franco faz um balanço positivo das atividades realizadas em 2018 com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Política Cultural – COMUPC, no desenvolvimento e progresso do projeto.

O ano de 2018 foi promissor para o Conservatório. O projeto atendeu mais de 300 alunos em 15 cursos de música oferecidos gratuitamente. Foram realizadas mais de 20 apresentações dos alunos, entre recitais organizados pelo próprio Conservatório e participações em eventos no Espaço do Artesanato, Museu Municipal, Biblioteca, Festival Cultural de Inverno, Luzes de Natal e etc.

Segundo Gabriel Perre, Coordenador Pedagógico do projeto, “as apresentações são importantes para mostrar os resultados do Conservatório, estimular os alunos a estudar e se aperfeiçoar e levam para toda a população de Socorro música instrumental de qualidade gratuitamente, alcançando assim o objetivo principal do Conservatório que é democratizar o acesso à cultura em Socorro.”

No evento Luzes de Natal o Conservatório participou com 8 apresentações, sendo elas: Musicalização Infantil e Canto Coral, Recital de Sopros, Acordeom e Prática em Conjunto, Recital de Violão, Recital de Piano, apresentação da Big Band Estância Brasileira, Recital de Cordas, Grupo de Choro e a apresentação da Orquestra do Conservatório em parceria com o Coral Municipal na abertura do Luzes de Natal, encantando todo o público presente.

Tiago de Faria, Secretário Municipal da Cultura, ressalta a importância de apoiar um projeto tão relevante para a cultura de Socorro. “É possível notar o crescimento do Conservatório nos últimos anos, haja vista a quantidade de grupos formados pelo projeto. A Secretaria de Cultura, através do Conservatório Municipal de Socorro, tem orgulho de proporcionar atividades como essa, que trazem benefícios para a população tirando jovens da vulnerabilidade social e oferecendo aprendizado, um espaço saudável para conviver com outros jovens e capacitação profissional para seguir carreira na área da música.”

O Conservatório encerra o ano com as energias recarregadas para começar o novo ano com muitas novidades. Além do Conservatório ter conquistado uma sede própria esse ano, a Prefeitura Municipal vai fazer uma reformar na casa onde funciona o projeto em 2019, melhorando a estrutura para a realização das aulas. Também será possível comprar instrumentos e equipamentos, pois o Conservatório foi contemplado no Edital Pontos de Cultura do Governo do Estado de São Paulo e vai receber uma premiação pela excelência do projeto cultural realizado a mais de 8 anos.

O Instituto Cultura & Arte – ICA – administrador do Conservatório Municipal de Socorro, está muito contente com as conquistas do projeto e agradece todos os colaboradores, principalmente a Prefeitura Municipal, em nome do Sr. Prefeito André Bozola, a Secretaria Municipal de Cultura,  em nome do Secretário de Cultura Tiago de Faria e do Chefe da Coordenadoria da Cultura Fernando Murilo Silva, a Câmara Municipal, em nome do presidente Lauro Aparecido de Toledo, aos professores (Gabriel Perre, Fernando Perre, Jonas Caciano, Klesley Brandão, João Casimiro, Júlio Rovigatti, Graciela Ferragutti, Edu Guimarães, Cláudio Gatto e Tiago Galdino) e alunos do projeto e aos patrocinadores: Hotel Fazenda Campo dos Sonhos, Fazenda Santana, TV Rocambole, Socopisos, Regional Cartuchos, Jornal O Município e Toca do Gatão.

O ICA agradece também a presença de todos nas apresentações e, principalmente, o empenho dos professores, funcionários e alunos para organizar e concretizar todos os eventos.

Desejamos a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

Beatriz Minozzi
Do Conservatório