Conservatório de Socorro encerra mais um semestre com apresentações no Festival de Inverno

Administrado pelo Instituto Cultura & Arte – ICA, com o apoio de empresas privadas, da Secretaria Municipal de Cultura de Socorro, do Conselho Municipal de Cultura – COMUC – e da Prefeitura Municipal da Estância de Socorro, o Projeto Conservatório desenvolve atividades há seis anos com o objetivo de disseminar a cultura musical na cidade, sempre investindo na diversidade e na qualidade dos cursos oferecidos e ampliando o número de vagas disponíveis.

Hoje, o Conservatório de Socorro atende 260 alunos, conta com dez professores qualificados e oferece 15 modalidades diferentes de cursos: Acordeom; Bateria; Canto Coral; Contrabaixo Elétrico; Clarinete; Flauta Transversal; Matérias Teóricas; Musicalização Infantil; Piano; Saxofone; Trombone; Trompete; Violão; Violino; Violoncelo. Além disso, tem quatro grupos musicais: Big Band; Canto Coral; Prática em Conjunto e Camerata de Violões.

Ao longo do ano, alunos e professores realizam apresentações, concertos didáticos, ensaios abertos e participam também de eventos e festivais promovidos na cidade de Socorro e região. Todas as apresentações são gratuitas.

No final desse semestre, o Conservatório organizou, junto com a Secretaria Municipal de Cultura, sete apresentações para incluir no calendário do Festival Cultural de Inverno de Socorro.

No dia 06 de julho foram realizadas as apresentações dos alunos de Musicalização Infantil e dos grupos de Canto Coral Jovem e Adulto, organizada pelo Professor Tiago Galdino. Em seguida, no dia 07, foi a vez dos alunos do Professor Cláudio Gatto se apresentarem no Recital de Cordas. No domingo, 10, a Big Band, do Professor e Maestro Klesley Brandão, abrilhantou a noite dos Socorrenses.

Na terça-feira, 12, os alunos do Professor Gabriel Perre apresentaram um belo Recital de Violão. No dia seguinte, 13, os Professores do Conservatório João Casimiro (bateria), Edu Guimarães (acordeom), Jonas Caciano (saxofone), Klesley Brandão (trompete), Fernando Perre (contrabaixo) e Gabriel Perre (violão), apresentaram, com o Sexteto CMS, um repertório especial de compositores da região sul do nosso país com os arranjos elaborados pelos próprios professores.

No dia 14, os Professores Júlio Rovigatti e Graciela Ferragutti organizaram o Recital de Piano com os seus alunos. E para encerrar as apresentações do Conservatório no Festival de Inverno, no dia 20 tivemos os alunos de sopros, (Professor Jonas Caciano), de Acordeom (Professor Edu Guimarães) e de Prática em Conjunto (Professores Klesley Brandão e Fernando Perre).

De acordo com Gabriel Perre, Presidente do ICA, os resultados alcançados com as aulas e as apresentações nesse primeiro semestre de 2016 foram muito satisfatórios, pois o projeto conseguiu atingir um dos objetivos principais: utilizar a música como uma ferramenta de desenvolvimento à sensibilidade cultural e social.

O Instituto Cultura & Arte – ICA – agradece a Prefeitura Municipal da Estância de Socorro, a Secretaria Municipal de Cultura, o Secretário de Cultura Tiago de Faria, o Chefe da Coordenadoria da Cultura Fernando Murilo Silva, professores e alunos do projeto e as empresas: Hotel Fazenda Campo dos Sonhos, Fazenda Santana, OI – Oficina de Idiomas, Regional Cartuchos, Jornal O Município, Papelaria Peretto, Socopisos e Toca do Gatão, que apoiam, acreditam e tornam possível o desenvolvimento do Projeto Conservatório Municipal de Socorro.

O ICA agradece também a presença de todos nas apresentações e, principalmente, o empenho dos professores, funcionários e alunos para organizar e concretizar esses eventos.

Como Estudar

A seleção de novos alunos ocorre sempre no início de cada semestre, de acordo com a demanda dos cursos. Portanto, é preciso ficar atento à abertura do processo seletivo. Podem se inscrever todos os interessados, com ou sem conhecimento musical, de acordo com a idade mínima exigida em cada modalidade (todas as informações estão disponíveis no edital, publicado no site www.conservatoriodesocorro.com.br).

As inscrições estão abertas e devem ser feitas até o próximo dia 05 de agosto. Para isso, basta ir pessoalmente até a secretaria do Conservatório, localizada na Rua XV de Novembro, nº 222- Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h. O valor da taxa de inscrição é de R$ 15,00. Terceiros podem fazer a inscrição para outros candidatos à vaga desde que estejam com os documentos solicitados (lista completa disponível no edital) e efetuem o pagamento.

Dúvidas e informações podem ser esclarecidas pelo telefone (19) 3855-2880.