Conservatório de Socorro comemora os resultados do 5° Encontro de Música & Artes

Bia Minozzi
Do Conservatório

Entre os dias 02 e 11 de setembro o Conservatório Municipal de Socorro teve o prazer de realizar o 5º Encontro de Música & Artes – EMACS. Os dez dias de evento proporcionaram boa música, peça de teatro, espetáculo de dança, exposição de artes, oficinas e palestra.

De acordo com Tiago de Faria, Secretário Municipal de Cultura, “foi notável o crescimento que o EMACS teve esse ano e a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, tem orgulho em apoiar manifestações como está. O EMACS tem um papel fundamental na formação cultural do munícipe socorrense e na formação de público. É um evento que traz atividades variadas na área cultural e proporciona entretenimento para todas as idades”.

O EMACS teve início no dia 02 de setembro com uma palestra sobre o Ofício da Luthieria, ministrada por José Alexandre Freitas. O palestrante explicou detalhes da produção artesanal de instrumentos musicais de cordas e tirou as dúvidas do público presente.

Na quarta-feira, 04, foram realizadas as oficinas de dança e de canto popular. A oficina de dança “Tempo de Dançar”, com a professora Andreia Velloso, atendeu mais de 30 crianças entre 06 e 14 anos, com o objetivo de levar a dança para o universo infantil, proporcionando vivências singulares de expressão corporal. Já a oficina de “Em Cantar – um passeio prático pelo mundo do canto popular”, ministrada pelo Cantor Hugo, trabalhou assuntos relacionados com o cuidado com a voz, técnicas de aquecimento vocal, dicção, interpretação, postura e escolha do repertório. Ambas as oficinas tiveram continuidade no dia 11 de setembro.

Dando sequência ao Encontro, foi apresentado o teatro “Aladim e a Lâmpada Maravilhosa” pela Cia. Teatral Ciranda Mágica. A peça, que foi premiada como melhor peça infantil no 2º TALFEST – Festival de Teatro de Águas de Lindóia – Edição Cenas Longas, arrancou o riso do público presente.

No dia 06, sexta-feira, foi realizado o Masterclass de violão com o músico Rafael Cardoso. Também aconteceu a abertura oficial da Exposição de artes plástica “Maestros Socorrenses”, por Marinilda Bertolete Boulay. Na ocasião, foram homenageados os maestros da Corporação Musical Santa Cecília pessoalmente ou por meio de representantes da família. Após a abertura, tivemos o show de lançamento do CD “Inspirações” com o duo dos renomados músicos Rafael Cardoso (violão) e Pedro Macedo (contrabaixo).

No sábado, 07, o EMACS recebeu o mais novo fenômeno baixista da atualidade, dentro e fora do Brasil, Michael Pipoquinha. O jovem cearense de 23 anos fez um show especial para o 5º EMACS, “Começaria Tudo Outra Vez”, ao lado de Fran Nóbrega (voz), Bruno Cunha (violão) e Marina Siqueira (pandeiro). O show teve seu repertório elaborado com o melhor da música popular brasileira, sendo o destaque Gonzaguinha, compositor da música que intitulou a apresentação.

Dia 08, domingo, o evento recebeu três bailarinas da Antonima Cia de Dança com o espetáculo “Vaso com pé de Moça”. A apresentação foi uma investigação de como nos enraizamos em determinadas situações e por que permanecemos nelas.

A última oficina do EMACS aconteceu nos dias 09 e 10, com o projeto “Telha Velha: gravando ao vivo com recursos básicos”. A atividade, ministrada por Vitor Souza, passou de maneira prática e objetiva os processos de gravação de música ao vivo e de produção de um vídeo para a internet.

“É muito importante a realização do EMACS para a cidade de Socorro e fico feliz em ver como o Conselho de Cultura pôde contribuir na programação do evento com as oficinas. A movimentação cultural que o EMACS realiza na cidade é muito interessante, pois agrega diversas vertentes da área cultural. E a troca de experiências que existe nesse Encontro, entre os profissionais gabaritados que participam e o público, é fundamental para o crescimento e desenvolvimento da cultura em Socorro. Gostaria de agradecer toda a equipe do Conservatório que trabalha para tornar esse sonho uma realidade”, destaca  Luka Fagundes, Presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais (COMUPC) e Presidente do Instituto Cultura & Arte (ICA).

O EMACS é uma realização do Conservatório Municipal de Socorro Maestro Luiz Gonzaga Franco, Instituto Cultura & Arte – ICA, Conselho Municipal de Turismo, Conselho Municipal de Políticas Culturais, Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura Municipal da Estância de Socorro, tem o apoio cultural da Bilddenk e Toca do Gatão e tem como produtores Bia Minozzi e João Casimiro.