Pular para o conteúdo

Conservatório Municipal de Socorro – SP

A cidade de Socorro acolhe  os 40 anos de viola e cantoria de Osni Ribeiro

 

A cidade de Socorro acolheu, entre os dias 14 e 15 de setembro, a passagem da turnê Osni Ribeiro – 40 anos de viola e cantoria, em uma programação que integrou o EMACS – Encontro de Música e Artes do Conservatório de Socorro.

Na noite do dia 14, o público compareceu ao Centro Cultural de Socorro para prestigiar o show, que trouxe ao palco a força e a sensibilidade da música caipira contemporânea. Em um espaço acolhedor e cuidadosamente preparado, a plateia acompanhou cada canção com atenção e emoção, vivendo uma experiência marcada pela valorização da tradição e pela renovação da cultura paulista.

No dia seguinte, 15, o projeto ampliou sua atuação com ações de aproximação e democratização cultural. Pela manhã, Osni Ribeiro e músicos visitaram o Centro de Idosos da cidade, onde promoveram uma intervenção musical intimista. O encontro foi permeado por afeto e interação, reforçando a importância da troca entre artistas e a memória de cada um dos assistidos pelo centro.

Encerrando a passagem por Socorro, professores e alunos do Conservatório participaram de uma roda de conversa com o artista. O bate-papo abordou a trajetória de vida, os caminhos da música, os desafios e alegrias de viver da arte, além de uma troca de experiências que estimulou o diálogo entre gerações e saberes.

“Foi muito especial estar em Socorro. O show teve uma plateia atenta e emocionada, no Centro de Idosos, vivi a força da memória e do carinho, vi a potência da música no acolhimento; e no Conservatório, numa troca muito rica com professores e alunos, percebi a esperança e a curiosidade das novas gerações. Esses momentos mostram como a música é ponte entre tempos, pessoas e sentimentos.” afirmou Osni Ribeiro.

A passagem por Socorro reafirma a proposta central da turnê: celebrar quatro décadas de carreira, fortalecendo vínculos entre palco, público e comunidade, com a música caipira como elo de identidade e pertencimento cultural.

O Projeto foi viabilizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Programa de Ação Cultural – ProAC São Paulo, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com produção do Instituto Cultura & Arte e do Conservatório Municipal Maestro Luiz Gonzaga Franco.

Top