Conservatório Municipal representa Socorro na Fase Regional do Mapa Cultural Paulista

Os alunos de Violão do Conservatório Municipal de Socorro participaram, no último sábado, 10 de outubro, da Fase Regional do Mapa Cultural Paulista de Música Instrumental, em Sumaré.

Na categoria Música Instrumental solo, o aluno Igor Antonio Montini concorreu com mais quatorze músicos e apresentou as peças: Conversa de Baiana (Dilermano Reis) e La Cumparsita (Mattos Rodriguez).

A Camerata de Violões do Conservatório, orientada pelo Professor Gabriel Perre, participou da categoria Grupo Instrumental, com os alunos Alessandro Lima, Claudio Rodrigues Ribeiro e Igor Antonio Montini. Nessa categoria, disputaram com doze grupos da região uma vaga para a Fase Estadual. As peças apresentadas foram: Bachianinha (Paulinho Nogueira) e Flor Amorosa (Catullo da Paixão Cearense/Joaquim A. da Silva Calado).

Segundo os alunos, a experiência de participar do Mapa Cultural Paulista foi muito positiva, pois trouxe a possibilidade de se apresentarem em um lugar diferente, para um público distinto, com troca de experiências com outros músicos e uma análise dos jurados sobre as apresentações, o que acrescentou muito para o aprendizado de todos.

O resultado da Fase Regional de Música Instrumental sai no final do mês de outubro.

Sobre o Mapa Cultural

O Mapa Cultural Paulista é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, realizado pela Abaçaí Cultura e Arte – Organização Social de Cultura, que objetiva identificar, valorizar e promover o intercâmbio da produção artística no Estado de São Paulo e, ao mesmo tempo, estimular a participação dos municípios em atividades culturais.

O mapeamento das atividades culturais é realizado em três fases, sendo Municipal e Regional em 2015 e Estadual em 2016. Depois de selecionados, os grupos participam de uma quarta fase, chamada Fase de Circulação. Nesta última, as produções artísticas que foram aprovadas da Fase Estadual, circularão pelo Estado de São Paulo por meio de apresentações.

Na edição 2015/2016 serão consideradas sete expressões artísticas: Artes Visuais, Canto Coral, Dança, Literatura, Música Instrumental, Teatro e Vídeo.

Além da Música Instrumental, Socorro tem três representantes na categoria de Artes Visuais. A Secretaria de Cultura da nossa cidade também irá sediar a Fase Regional de duas categorias. De 17 a 25 de outubro, o Centro Cultural receberá sete peças teatrais e mais de 200 obras de artes visuais ficarão expostas no Museu Municipal entre os dias 23 de outubro e 1° e novembro. Prestigiem!