EMACS

EMACS – Encontro de Música e Artes do Conservatório de Socorro

O EMACS – Encontro de Música & Artes do Conservatório de Socorro é um festival que tem como objetivo promover o encontro do público com a produção artística, nas suas mais diversas linguagens.

Em sua 7ª edição, o EMACS apresenta quatro dias de evento online e gratuito. As oficinas serão realizadas nos dias 06, 07 e 08 de outubro pela plataforma Zoom, com vagas limitadas, e as apresentações vão acontecer dia 09 de outubro por transmissão no Facebook do Conservatório Municipal de Socorro.

Com o intuito de aumentar a rede de troca de saberes, os workshops vão proporcionar um diálogo aberto com nomes renomados do cenário artístico, como Toninho Ferragutti, André Siqueira e Giuliana Macedo.

Já com o propósito de incentivar a produção na área cultural e movimentar a economia criativa de Socorro, o EMACS apresenta uma programação cultural de alto nível, composta exclusivamente por artistas socorrenses, com a Intervenção Artística “Rolando Arte”, Embaúba Trio, Trio CMS, Craudete em “A Lei de Murphy”, Abaetê Trio e Jataí Quarteto.

Em seu formato online, o EMACS alcança um maior público e conecta Socorro com o mundo todo.

O EMACS é uma realização do Conservatório Municipal de Socorro, Instituto Cultura & Arte – ICA, Conselho Municipal de Turismo, Conselho Municipal de Políticas Culturais, Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura Municipal da Estância de Socorro, e tem o apoio cultural da Bilddenk e Toca do Gatão.

Acompanhe a divulgação do evento nas redes sociais: Facebook e Instagram @conservatoriodesocorro. As inscrições para as oficinas podem ser feitas pelo e-mail conservatoriodesocorro@gmail.com ou pelo whatsapp (19) 9.7168-9140. Produção Bia Minozzi e Gabriel Perre.

Confira a programação completa!

WORKSHOPS ONLINE

06/10/2021 às 19h – Workshop de Arranjo para Violão com André Siqueira

07/10/2021 às 19h – Workshop de Carreira Musical com Toninho Ferragutti

08/10/2021 às 19h – Workshop de Imersão Teatral com Giuliana Macedo

 

APRESENTAÇÕES ONLINE
Dia 09 de outubro de 2021

– Transmissão por live na página do Facebook Conservatório Municipal de Socorro https://www.facebook.com/conservatoriodesocorro

Artes Plásticas (durante as apresentações)

Intervenção Artística “Rolando Arte” com Raul Raboni e Fabiano Nadim

Música
15h – Embaúba Trio

Música
16h – Trio CMS

Teatro – Comédia Stand Up
17h – Craudete em “A Lei de Murphy” com Juliana Fatichi

Música
18h – Abaetê Trio

Música
19h – Jataí Quarteto

____________________________________________________________________________________________

Histórico

2015

O EMACS – Encontro de Música & Artes do Conservatório de Socorro teve sua primeira edição em 2015, em comemoração ao 5º ano de existência do Conservatório Municipal de Socorro Maestro Luiz Gonzaga Franco. Nessa ocasião ocorreram quatro dias de apresentações e workshops musicais e exposição de artes plásticas.

A exposição “Patrimônios Arquitetônicos de Socorro/SP”, que foi exibida durante todo o encontro na Biblioteca Municipal de Socorro, era de autoria da artista plástica Rosângela Politano.

O show de abertura do festival ficou a cargo de Daniel Murray, violonista de renome internacional que também ministrou um workshop no Teatro do Centro Cultural.

O segundo dia contou com a presença do baixista Alberto Luccas, apresentando seu trabalho em trio, ao lado de Vitor Alcantara (saxofone) e Rodrigo Digão Braz (bateria), o qual ofereceu um workshop de bateria neste mesmo dia.

No terceiro dia de evento, tivemos workshop e show do duo Fabio Leal e Danielle Domingos, mostrando seu trabalho de guitarra e voz e contando um pouco sobre música brasileira e seus ritmos.

Para encerrar o Encontro, no domingo, teve show no Coreto da Praça da Matriz do grupo “Noneto de Casa”, com três saxofones, dois trompetes, trombone, baixo, guitarra e bateria, mostrando muita música brasileira autoral. Fizeram abertura dos shows grupos vinculados ao Conservatório, como a Big Band do Conservatório de Socorro, Sexteto CMS e Trio Arrebol.

____________________________________________

2016

A segunda edição do EMACS aconteceu entre os dias 7 e 16 de outubro de 2016. A Exposição “Arte Naif Cor-Ação – Patrimônios”, da artista Rosangela Politano, abriu o Encontro de Música & Artes do Conservatório de Socorro no Paço Municipal.

As apresentações musicais tiveram início no dia 11 de outubro, no Teatro do Centro Cultural, com a apresentação do músico Cleber Almeida Septeto, com o show “Música de Baterista”.

No dia 12 de outubro, para celebrar o dia da criança, tivemos a apresentação da peça de Teatro “Saltimbancos, a Trupe” do Grupo de Teatro Ciranda Mágica.

No quarto dia de evento foi realizado um Workshop de Dança “Expressão e Movimento” com Paula D’Ajello no período da tarde e a show da pianista Louise Woolley com seu projeto “Ressonâncias”.

Na sexta-feira, dia 14, foi realizado um workshop de violão apresentando “Baden Powell à Vontade” com Gustavo de Medeiros e o espetáculo “Desloucado Circo” da Família Burg de Teatro.

O penúltimo dia de evento contou com um Workshop de Teatro Infantil com a atriz Giuliana Macedo, apresentação do documentário “A Briga do Cachorro com a Onça” do Laboratório CISCO e o show de Lineker e Chicão.

No domingo, dia 16 de outubro, no período da tarde, foi realizado workshop de Ritmos Brasileiros com os Professores do Conservatório de Socorro e apresentado três episódios da série sobre construção de instrumentos “Taquaras, tambores e violas” do Laboratório CISCO.

O encerramento do Encontro 2016 foi com as apresentações dos vencedores do Concurso de Novos Talentos do EMACS: Duo de MPB Raphael Schiavoni e Fábio Zavanella e Projeto Feriada Viva com os músicos: Mayara Nardes, Maicon Braga, Pepe D’Marco e Mantovani Neto.

____________________________________________

2017

A 3ª Edição do EMCAS aconteceu entre os dias 06 e 10 de setembro de 2017.

Exposição “Cores do Som BI Naif 2017”, de autoria da artista plástica Rosângela Politano.

No dia 06, tivemos Workshop de Sopros com Quinteto Zephyros no período da tarde e a apresentação do Quinteto Zephyros a noite.


No dia 07, foi  realizado um Workshop de Pandeiro Brasileiro com  Adriel Job. A noite tivemos as apresentações do grupo Pedhi Pano Quarteto – “Primeiramente” e da Orquestra de Choro Campineira – “Visita Laercio de Freitas”.


No dia 08, foi realizado o Workshop de Violão com Rafael Cardoso e as apresentações de João Casimiro e Fernando Perre e Rafael Cardoso Duo.

No sábado, dia 09, foi realizado o Sarau Cultural do EMACS e a apresentação do Núcleo Rodarte – Espetáculo de Dança “Apenas o Fim do Mundo”.


O encerramento do Encontro 2017 foi com as apresentações dos vencedores do Concurso de Novos Talentos do EMACS: Thiago Paccola e Lugas Chagas (instrumental) e Tabuleiro do Ary (canção).

____________________________________________

2018

Com cinco dias de muita cultura, foi realizado o 4º Encontro de Música & Artes do Conservatório de Socorro. O evento aconteceu entre os dias 05 e 09 de setembro de 2018 no Teatro do Centro Cultural de Socorro/SP com entrada gratuita em todas as atividades.


EXPOSIÇÃO “ARTES REALISTAS COM ÍCONES DA MÚSICA” – POR BRUNO FRANÇA

Master Class de Violino Popular com Lucas Chagas – Público: 20 pessoas

Show “Vintena Brasileira – Lançamento do disco (R)existir” – Público 55 pessoas

Oficina “Memórias da Música” com Edu Guimarães – Público: 60 pessoas

Bate Papo com Banda Urbana – Público: 25 pessoas

Show “Banda Urbana” – Público: 80 pessoas

Workshop “História da Bateria” com João Casimiro – Público: 16 pessoas

Show “Memórias do Brasil pela Sanfona” com Edu Guimarães e Trio Capiau – Público: 75 pessoas

Workshop “Interpretação na Canção Popular Brasileira” com São Yantó – Público: 11 pessoas

Alice no País das Maravilhas – Cia Teatral Ciranda Mágica – 200 pessoas

Vencedor do Concurso de Novos Talentos EMACS 2018: Instrumental

Brazu Quintê – Público 65 pessoas

Vencedor do Concurso de Novos Talentos EMACS 2018: Canção

Bluezzeira de Responsa – Público 50 pessoas

____________________________________________

2019
Com dez dias de muita cultura, foi realizado o 5º Encontro de Música & Artes do Conservatório de Socorro. O evento aconteceu entre os dias 02 e 11 de setembro de 2019 no Teatro do Centro Cultural de Socorro/SP com entrada gratuita em todas as atividades.

EXPOSIÇÃO “MAESTROS SOCORRENSES”
POR MARINILDA BERTOLETE BOULAY


Palestra “Ofício da Luthieria” com José Alexandre Freitas
Público: 20 pessoas

Oficina “Tempo de Dançar” com Andreia Velloso (crianças de 06 a 14 anos) – Público: 80 pessoas

Oficina “Em Cantar – um passeio prático pelo mundo do canto popular” com Hugo Cesar dos Santos – Público: 15 pessoas

 

Oficina “Telha Velha: gravando ao vivo com recursos básicos” com Vitor Souza – Público: 16 pessoas

 

Espetáculo “Aladim e a Lâmpada Maravilhosa” Cia. Teatral Ciranda Mágica – Público 70 pessoas

 

Masterclass de Violão com Rafael Cardoso – Público: 10 pessoas
Lançamento do CD “Inspirações” com show do Duo Rafael Cardoso e Pedro Macedo e abertura da Exposição Maestros Socorrenses–Público: 95 pessoas

 

Show “Começaria Tudo Outra Vez” com Michael Pipoquinha (contrabaixo), Fran Nóbrega (voz), Bruno Cunha (violão) e Marina Siqueira (pandeiro) – Público: 70 pessoas

 

Espetáculo de Dança “Vaso com Pé de Moça” Antônima Cia de Dança – Público: 40 pessoas

Total de público: 416 participantes

____________________________________________

2020

No dia 17 de outubro aconteceu a 6º edição do Encontro de Música & Artes do Conservatório de Socorro. O Festival trouxe muita cultura para os socorrenses e todos que estavam conectados no Facebook do Conservatório.

Devido a pandemia o formato do evento foi adaptado em 2020 para acontecer virtualmente, mas a programação manteve sua alta qualidade. Todas as atividades do EMACS 2020 foram transmitidas pela página do Conservatório Municipal de Socorro (https://www.facebook.com/conservatoriodesocorro).

Intervenção de Artes Plásticas “Movimento de Ação” com Mel Martins e Ulysses Farias

 

Trio Macunaíma

 

Teatro Caixa de Fábulas – Cia. Teatral Ciranda Mágica

 

Edu Guimarães 4ºteto

 

Trio Nascente com participação Padé Faraco

Público

A transmissão do evento teve: 10.482 pessoas alcançadas, 1.805 engajamentos, 260 comentários e 169 compartilhamentos.