Piano

O piano é um instrumento de cordas percutidas: as teclas acionam um sistema de martelos que percutem as cordas esticadas e presas numa estrutura interna rígida de madeira ou metal, fazendo as cordas vibrarem e produzirem som. Foi criado pelo inventor italiano Bartolomeu Cristofori, por volta de 1700, que idealizava uma evolução do cravo.

A característica principal do piano é a capacidade de emitir sons suaves ou fortes de acordo com a intensidade que é tocado, diferentemente do cravo. É aí que encontramos a origem da palavra “piano”, que em italiano significa “suavemente”.

O curso de piano do Conservatório de Socorro é dividido em piano erudito e piano popular, tendo cada um a duração de 14 semestres divididos em quatro níveis: preparatório, básico, intermediário e avançado. As aulas são individuais, sendo esse um dos cursos mais disputados do Conservatório de Socorro.

Ambos os cursos de piano priorizam a formação de um músico reflexivo e dinâmico, capaz de atender às demandas impostas pelas transformações sociais e do mercado de trabalho, atuando como solistas, cameristas, e/ou participando de grupos de diversas formações como orquestras, bandas sinfônicas, práticas de repertório e Big Band.

O estudante acompanha todos os detalhes das aulas em material didático elaborado pelo professor da área.

Curso de Aperfeiçoamento: O curso de aperfeiçoamento, tanto em piano erudito quanto em piano popular, visa oferecer aos alunos uma especialização em determinadas áreas musicais, direcionando e focando o aperfeiçoamento por meio do estudo de um conteúdo programático específico. As especialidades são: Recitalista; Solista; Camerista.

Próximos eventos

Não há eventos se aproximando neste momento.