Cordas (Violino, Violoncelo e Viola Clássica)

Violino, violoncelo e viola clássica são instrumentos da família das cordas friccionadas: utilizam primordialmente um arco feito de madeira, com um feixe de filamentos (geralmente crina de cavalo) em movimento de fricção sobre as cordas. O atrito da crina sobre as cordas produz uma vibração rica em parciais não harmônicos, podendo gerar notas tão longas quanto o músico deseje, pois duram todo o tempo do movimento de fricção. Por isso os instrumentos de cordas friccionadas diferenciam-se muito das cordas beliscadas ou percutidas.

As Cordas são indispensáveis a diversos agrupamentos da Música Erudita –  dos Quartetos de Cordas e Formações Camerísticas à grande Orquestra – e ocasionalmente podem dialogar com agrupamentos da Música Popular.

Com duração de 18 semestres, o curso de Cordas é oferecido para alunos a partir de oito anos de idade. Inicialmente as aulas são em grupo, entretanto, os alunos podem conquistar sua vaga individual com o bom desempenho nas aulas e avaliações. O curso proporciona a oportunidade dos alunos se desenvolverem mais participando da prática em grupo por meio do Quarteto de Cordas do Conservatório de Socorro. O estudante acompanha todos os detalhes das aulas em material didático elaborado pelo professor da área.

Próximos eventos

Não há eventos se aproximando neste momento.