Canto Coral

Um coro, ou coral, é um grupo de cantores distribuídos por naipes segundo a tessitura de suas vozes. Não é possível precisar quando a prática teve início na história da humanidade, mas certamente é uma das mais antigas manifestações culturais, pois há pinturas rupestres do período neolítico que retratam pessoas cantando e dançando juntas. Na Grécia Antiga havia o coro ligado ao Teatro Grego e, no século 1, os cristãos romanos também já cantavam em coros. Os primeiros corais efetivos, porém, aparecem na Europa por volta do ano 1000 nos mosteiros e comunidades religiosas.

Nosso curso de canto coral é dividido em infantil (de seis a treze anos) e juvenil/adulto (a partir de catorze anos), tem duração de 12 semestres e visa o desenvolvimento da consciência vocal.

O professor propõe um repertório adequado para o melhor aproveitamento e desenvolvimento das vozes, tendo como objetivo introduzir noções básicas da música, bem como a musicalização, e despertar o interesse pela harmonia vocal.

O aluno acompanha a aula em material didático elaborado pelo professor responsável, que trabalha os seguintes elementos: aquecimento corporal e vocal, técnicas vocais variadas, noções de repertório, percepção auditiva, aulas teóricas como a história da música, noções de estruturação da música como ritmo e harmonia, interpretação das peças musicais, biografia dos compositores, contato com instrumentos musicais, noções sobre o aparelho fonador e sua utilização no canto.

Próximos eventos

Não há eventos se aproximando neste momento.